Sarna / Escabiose
Somos especialistas na eliminação de Ácaros. Utilizamos produtos específicos para estas desinfecções.
Se necessita de fazer uma Desinfeção de Sarna / Escabiose peça-nos um Orçamento Grátis!
A sarna é uma infecção parasitária contagiosa. É extremamente importante realizar uma desinfecção a todo o espaço onde se tenham detetado pessoas ou animais portadores da doença.
É causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, que se refugia sob a pele do hospedeiro, causando coceira alérgica intensa e borbulhas – como erupção cutânea. Ocasionalmente, podem ser vistas pequenas tocas na pele. As infecções iniciais requerem entre duas a seis semanas para se tornarem sintomáticas. A reinfecção, no entanto, pode tornar-se sintomática dentro de 24 horas. Os sintomas podem afectar uma grande parte do corpo ou apenas certas zonas, como os pulsos, a pele entre os dedos ou ao nível da cintura. As crianças costumam ter maior susceptibilidade a infecções na cabeça. A comichão tende a piorar durante a noite. Ao arranhar, a pele pode ser ferida expondo-a a infecções bacterianas adicionais.
Os ácaros infiltram-se na pele e ali vivem e depositam os ovos. Os sintomas da sarna devem-se a uma reacção alérgica aos ácaros. A doença pode ser transmitida através de objectos, mas é mais frequentemente transmitida por contacto directo com a pele infectada, com um maior risco se o contacto for prolongado. O contágio da doença pode ocorrer mesmo quando a pessoa não desenvolveu ainda qualquer tipo de sintoma. A escabiose crostosa é a forma mais grave da doença. Normalmente está associada com a imunossupressão, podendo dar origem a milhões de ácaros, o que aumenta o risco de contágio. Nestes casos, a propagação da infecção pode dar-se através de um breve contacto com a pessoa ou por objectos contaminados. O ácaro é muito pequeno e geralmente não é directamente visível sendo o diagnóstico feito com base nos sinais e sintomas.
Prevenção
Ter uma boa higiene diária e lavar sempre a roupa quando se esteve em contacto com alguém infectado.
Dicas
É muito importante lavar as roupas, toalhas e roupas de cama a quente diariamente para evitar reinfestações. O ácaro sobrevive horas, até dias, fora do corpo do hospedeiro.
Toda a família e/ou parceiros devem ser tratados simultaneamente para evitar a reinfestação.